A HISTÓRIA E AS FONTES HISTÓRICAS
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids
1. A partir do que discutimos em sala e das informações contidas acima marque apenas as alternativas verdadeiras:
( ) O estudo da história fundamenta-se apenas no passado descartando qualquer análise do presente.
( ) Uma avaliação criteriosa do passado pode ser muito importante para tentar resolver problemas presentes como a fome, a violência, as guerras dentre outros.
( ) A maioria das sociedades antigas por não terem domínio da escrita deixaram poucas informações sobre seu passado o que nos imede de conhecermos melhor nossos antepassados.
( ) Os fatos históricos só têm validade se puderem ser comprovados, assim pessoas de baixa renda que não possuem documentos nem objetos de valor ficam de fora de todo processo histórico.
( ) Analisar o passado comparando com o presente, observando as permanências e rupturas é o grande desafio do historiador que com um trabalho minuciosa tenta desvendar informações sobre tempos passados.
( ) História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico,cultura ou civilização.
Periodização da História
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
- Paleolítico e Neolítico: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
- Paleolítico e Neolítico: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do Império Romano)
- Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.
2. A partir da leitura acima responda:
a) Em que fase da história voce nasceu?
b) Escolha um período diferente do que você nasceu, pesquise um fato histórico que ocorreu nesta fase e explique que fonte histórica você utilizou.
Quando observamos a organização do tempo e das informações históricas em um livro didático, mal pensamos sobre todo o processo que envolveu a fabricação daquele material disponível para estudo. O passado, enquanto objeto de estudo, não está devidamente organizado e analisado em todas as suas dimensões. Para que seja possível conhecê-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestígios que possam fornecer informações e respostas ao seu exercício de investigação.
3. Sobre as fontes históricas marque as alternativas corretas:
( ) O estudo da História conta com um conjunto grande de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
( ) Os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos) buscando uma análise detalhada de tempos passados.
( ) Qualquer objeto antigo pode ser aceito como uma fonte confiável e assim ajudar na interpretação do passado histórico.
( ) As fontes históricas são vestígios do passado e auxiliam o historiador em sua pesquisa de interpretação do passdo histórico.
( ) Qualquer pessoa pode fazer o trabalho do historiador já que essa profissão tem pouco valor para a sociedade e não exige nenhuma formação acadêmica (universitária).
4. Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
( ) Moedas
( ) Jornais
( ) Depoimentos
( ) Fotos
( ) Leis
( ) Gravações
( ) Desenhos
( ) Gravuras
1-Fontes escritas
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais
( ) Moedas
( ) Jornais
( ) Depoimentos
( ) Fotos
( ) Leis
( ) Gravações
( ) Desenhos
( ) Gravuras
onde encontro o gabarito
ResponderExcluiresta atividade tem gabarito
ResponderExcluir