sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

QUESTÕES SOBRE O IMPERIALISMO

Com o apogeu da sociedade industrial e do elogio ao trabalho, os povos que não acompanhassem o grau de desenvolvimento europeu eram condenados à inferioridade. Assim, ampliam-se as correntes que explicam a inferioridade dos povos da África por meio de argumentos “ecológicos”, tais como o meio quente e o solo fértil, produzindo abundância de alimento, levavam os africanos a uma vida mais tranquila, ao recolhimento familiar. Toda essa riqueza natural propiciava menor desenvolvimento da inteligência e menor diligência. (SANTOS, 2002, p.55).
1.       O racismo gerado no contexto do imperialismo industrial do século XIX relacionava-se com os objetivos europeus de
A - estabelecer campanhas de evangelização e de orientação sanitária para os povos do continente africano.
B - manter as correntes do tráfico africano em direção ao Novo Mundo.
C - integrar cidadãos africanos aos quadros políticos europeus.
D - justificar e legitimar a dominação sobre os povos africanos, utilizando, para isso, o discurso civilizatório.
E - promover a cooperação política com os novos países africanos.
2.       No século XIX, o colonialismo adota uma nova fase: a dimensão imperial. As potências capitalistas, enriquecidas pelo progresso técnico, repartem e conquistam territórios com meios militares desenvolvidos pela revolução industrial.
Fazem parte desse processo histórico:
A - a colonização mercantilista e a busca por territórios fornecedores de matérias-primas e de metais preciosos.
B - o desenvolvimento industrial e as rivalidades francoinglesas que culminaram no Bloqueio Continental.
C - o capitalismo financeiro-monopolista e a partilha da África e da Ásia definida na Conferência de Berlim.
D - a formação da classe operária inglesa e a introdução do sistema de divisão de trabalho nas indústrias.
E - a hegemonia norte-americana frente à europeia na corrida colonial e o acentuado processo de urbanização.
3.       "A exploração europeia na Ásia e na África, intensificada na virada do século XIX para o século XX, deveu-se em grande parte aos avanços científicos e tecnológicos do período. Graças ao barco a vapor, os europeus puderam penetrar com maior facilidade pelo interior dos continentes; a descoberta do quinino, alcaloide extraído de arbustos e utilizado como remédio, reduziu o elevado número de mortes por causa da malária, doença que afetava os europeus no seu avanço pelo território africano."
AZEVEDO, Gislaine & SERIACOPI, Reinaldo. História. Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2005, p. 335.
É (São) característica(s) desse contexto histórico:
I. a associação entre os interesses econômicos dos governos dos Estados nacionais europeus, das grandes empresas e dos bancos para investir em regiões da África, Ásia e América Latina.
II. a busca das potências imperialistas de assegurar o controle exclusivo tanto das fontes de matérias-primas – ferro, carvão e petróleo – como dos mercados consumidores para seus produtos industrializados.
III. a partilha da África na Conferência de Berlim, que autorizou o retalhamento do território africano em colônias das principais potências europeias da época, como a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha e a Bélgica.
IV. a expansão da dominação imperialista para várias regiões da Ásia por parte de países ocidentais, como a Grã-Bretanha na Índia e na China, a França na Indochina e os Estados Unidos nas Filipinas.
Está(ão) correta(s)
A - apenas I.
B - apenas II.
C - apenas I, II e III.
D - apenas III e IV.
E - I, II, III e IV.

EXERCÍCIOS: A EXPANSÃO PARA O INTERIOR DO BRASIL


"Assim, alguns dos irmãos mandados para esta aldeia, que se chama Piratininga, chegamos a 25 de janeiro do ano do Senhor de 1554, e celebramos em paupérrima e estreitíssima casinha a primeira missa, no dia da Conversão do Apóstolo São Paulo e, por isso, a ele dedicamos a nossa casa". ANCHIETA, José de, "Carta de Piratininga (1554)". Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões, Belo Horizonte/São Paulo: Itatiaia/Edusp, 1988, p.48.
1.        Sobre a fundação da vila de São Paulo no período colonial podemos afirmar que: 

a) Expulsos de Piratininga, os jesuítas retornaram em 1554 com tropas portuguesas que promoveram a destruição dos grupos indígenas da região.
b) Sua fundação acompanhou a tendência da colonização portuguesa em privilegiar a formação de núcleos no interior, em lugar de entrepostos litorâneos.
c) Desde sua fundação até o final do século XVIII, sua principal atividade econômica foi a produção de açúcar e algodão voltada para o mercado externo.
d) Sua fundação ocorreu em função dos interesses jesuíticos em controlar o comércio de metais e pedras preciosas realizado pelas tribos indígenas da região.
e) Sua fundação está vinculada à motivação missionária dos jesuítas que tinham nos colégios e aldeamentos suas bases principais.
2.       A exploração dos metais preciosos encontrados na América Portuguesa, no final do século XVII, trouxe importantes conseqüências tanto para a colônia quanto para a metrópole. Entre elas,
a) o intervencionismo regulador metropolitano na região das Minas, o desaparecimento da produção açucareira do nordeste e a instalação do Tribunal da Inquisição na capitania.
b) a solução temporária de problemas financeiros em Portugal, alguma articulação entre áreas distantes da Colônia e o deslocamento de seu eixo administrativo para o centro-sul.
c) a separação e autonomia da capitania das Minas Gerais, a concessão do monopólio da extração dos metais aos paulistas e a proliferação da profissão de ourives.
d) a proibição do ingresso de ordens religiosas em Minas Gerais, o enriquecimento generalizado da população e o êxito no controle do contrabando.
e) o incentivo da Coroa à produção das artes, o afrouxamento do sistema de arrecadação de impostos e a importação dos produtos para a subsistência diretamente da metrópole.
3.       Na segunda metade do século XVII, Portugal encontrava-se em grave crise econômica. De que forma o Brasil contribui para solucioná-la?
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A ocupação do território brasileiro, restrita, no século XVI, ao litoral, e, associada à lavoura de produtos tropicais, estendeu-se ao interior durante os séculos XVII e XVIII, ligada à exploração de novas atividades econômicas e aos interesses políticos de Portugal em definir as fronteiras da colônia.

4.       As afirmações a seguir relacionam as regiões ocupadas a partir do século XVII e suas atividades dominantes.
1 - No vale Amazônico, o extrativismo vegetal - as drogas do sertão - e a captura de índios, atraíram os colonizadores.
2 - A ocupação do Pampa gaúcho não teve nenhum interesse econômico, estando ligada aos conflitos luso-espanhóis na Europa.
3 - O Planalto Central, nas áreas correspondentes aos atuais Estados de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, foi um dos principais alvos do bandeirismo, e sua ocupação está ligada à mineração.
4 - A zona missioneira no sul do Brasil representava um obstáculo, tanto aos colonos, interessados na escravização dos indígenas, quanto à Portugal, dificultando a demarcação das fronteiras.
5 - O sertão nordestino, primeira área interior ocupada no processo de colonização, foi um prolongamento da lavoura canavieira, fornecendo novas terras e mão-de-obra para a expansão da lavoura.

As afirmações corretas são:
a) somente 1, 2 e 4.
b) somente 1, 2 e 5.
c) somente 1, 3 e 4.
d) somente 2, 3 e 4.
e) somente 2, 3 e 5.

5.       A partir do século XVII, uma série de fatores provocou a expansão da colônia e ocupação do interior do Brasil, exceto:
a) a pecuária desenvolvida no sertão nordestino e região sul.
b) a busca de riquezas minerais lideradas pelos bandeirantes de São Paulo.
c) a ação missionária dos jesuítas, vinculada também à extração de drogas do sertão.
d) a União Ibérica, que possibilitou maior liberdade de circulação no território além de Tordesilhas.
e) o apoio de jesuítas e índios dos Sete Povos das Missões, confirmando os termos do Tratado de Madri em 1750.
"Como decorrência do caminho, constituiu-se a civilização paulista (...) Na faina sertaneja e predadora dos paulistas, desenvolveram-se hábitos próprios, tributários dos indígenas e incorporados mesmo por aqueles que haviam nascido na Europa, como o alentejano Antonio Raposo Tavares." Laura de Mello e Souza O texto reporta-se às características da vida paulista no período colonial e seu significado.
6.       Sobre estes fatos NÃO podemos dizer que:
a) o isolamento e a reduzida importância econômica da região resultaram num forte senso de autonomia entre a gente paulista.
b) casas de taipa, móveis rústicos, tendo com idioma dominante o tupi-guarani até o século XVIII, esta era a vila de São Paulo.
c) mestiços rudes, os mamelucos paulistas vagavam pelos sertões, apresando índios, buscando ouro ou atacando quilombos.
d) o alargamento da fronteira foi uma conseqüência inconsciente da luta destes homens pela sobrevivência.
e) o prestígio do bandeirante deve-se à integração dos vicentinos à economia exportadora açucareira.
7.       No Brasil, a Companhia de Jesus participou desde o século XVI da colonização. Sobre a participação dos jesuítas, neste período, é correto afirmar que:
a) Os jesuítas substituíram os capitães donatários depois da expulsão dos holandeses;
b) A Igreja e a Realeza portuguesa eram inimigas no século XVI, portanto a Realeza obliterou a ação dos jesuítas;
c) Os jesuítas atuaram em duas frentes: o trabalho missionário com os índios e a educação com a fundação dos colégios;
d) Os jesuítas não encontraram espaço para atuação na América portuguesa. Por esta razão se radicaram na América espanhola;
e) As atividades jesuítas foram incrementadas após as reformas pombalinas.

EXERCÍCIOS: A HISTÓRIA E AS FONTES HISTÓRICAS

A HISTÓRIA E AS FONTES HISTÓRICAS
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
A história é feita por homens, mulheres, crianças, ricos e pobres; por governantes e governados, por dominantes e dominados, pela guerra e pela paz, por intelectuais e principalmente pelas pessoas comuns, desde os tempos mais remotos. A história está presente no cotidiano e serve de alerta à condição humana de agente transformador do mundo.
Ao estudar a história nos deparamos com o que os homens foram e fizeram, e isso nos ajuda a compreender o que podemos ser e fazer. Assim, a história é a ciência do passado e do presente, mas o estudo do passado e a compreensão do presente não acontecem de uma forma perfeita, pois não temos o poder de voltar ao passado e ele não se repete. Por isso, o passado tem que ser “recriado”, levando em consideração as mudanças ocorridas no tempo. As informações recolhidas no passado não servirão ao presente se não forem recriadas, questionadas, compreendidas e interpretadas.
A história não se resume à simples repetição dos conhecimentos acumulados. Ela deve servir como instrumento de conscientização dos homens para a tarefa de construir um mundo melhor e uma sociedade mais justa.

Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Escola Kids

1.       A partir do que discutimos em sala e das informações contidas acima marque apenas as alternativas verdadeiras:
(      ) O estudo da história fundamenta-se apenas no passado descartando qualquer análise do presente.
(      ) Uma avaliação criteriosa do passado pode ser muito importante para tentar resolver problemas presentes como a fome, a violência, as guerras dentre outros.
(      ) A maioria das sociedades antigas por não terem domínio da escrita deixaram poucas informações sobre seu passado o que nos imede de conhecermos melhor nossos antepassados.
(      ) Os fatos históricos só têm validade se puderem ser comprovados, assim pessoas de baixa renda que não possuem documentos nem objetos de valor ficam de fora de todo processo histórico.
(      ) Analisar o passado comparando com o presente, observando as permanências e rupturas é o grande desafio do historiador que com um trabalho minuciosa tenta desvendar informações sobre tempos passados.
(      ) História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo. A História analisa os processos históricos, personagens e fatos para poder compreender um determinado período histórico,cultura ou civilização.
Periodização da História

Para facilitar o estudo da História ela foi dividida em períodos:
- 
Paleolítico e Neolítico: antes do surgimento da escrita, ou seja, até 4.000 a.C.
- Idade Antiga (Antiguidade): de 4.000 a.C até 476 (invasão do 
Império Romano)
- 
Idade Média (História Medieval): de 476 a 1453 (conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos).
- Idade Moderna: de 1453 a 1789 (
Revolução Francesa).
- Idade Contemporânea: de 1789 até os dias de hoje.

2.       A partir da leitura acima responda:
a)       Em que fase da história voce nasceu?
b)       Escolha um período diferente do que você nasceu, pesquise um fato histórico que ocorreu nesta fase e explique que fonte histórica você utilizou.

Quando observamos a organização do tempo e das informações históricas em um livro didático, mal pensamos sobre todo o processo que envolveu a fabricação daquele material disponível para estudo. O passado, enquanto objeto de estudo, não está devidamente organizado e analisado em todas as suas dimensões. Para que seja possível conhecê-lo, o historiador tem que sair em busca dos vestígios que possam fornecer informações e respostas ao seu exercício de investigação.

3.       Sobre as fontes históricas marque as alternativas corretas:
(      ) O estudo da História conta com um conjunto grande de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
(      ) Os historiadores e arqueólogos analisam fontes materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos) buscando uma análise detalhada de tempos passados.
(      ) Qualquer objeto antigo pode ser aceito como uma fonte confiável e assim ajudar na interpretação  do passado histórico.
(      ) As fontes históricas são vestígios do passado e auxiliam o historiador em sua pesquisa de interpretação do passdo histórico.
(      ) Qualquer pessoa pode fazer o trabalho do historiador já que essa profissão tem pouco valor para a sociedade e não exige nenhuma formação acadêmica (universitária).

4.       Numere a que tipo de fonte pertence estes documentos.


1-Fontes escritas 
2-Fontes visuais
3-Fontes materiais
4-Fontes orais

(    ) Moedas
(    ) Jornais
(    ) Depoimentos
(    ) Fotos
(    ) Leis
(    ) Gravações
 ) Desenhos
 ) Gravuras